O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que nesta terça-feira (20) serão realizadas intervenções programadas em diferentes áreas de Porto Alegre. Os serviços, que começarão às 8h30, podem causar interrupções temporárias no fornecimento de água ou reduzir a pressão nas redes. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado ao longo da noite. 6106n

As ações estão sujeitas a mudanças conforme as condições do clima ou questões técnicas. Informações atualizadas serão divulgadas em tempo real nos perfis oficiais do Dmae nas redes sociais (X, Instagram e Facebook).

Veja abaixo a programação, os serviços que serão realizados por zonas e os bairros afetados

Zona Norte

O Dmae fará o primeiro entroncamento da nova adutora de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, entre as ruas Marechal Simeão e Dr. Eduardo Chartier. A tubulação, com 800 milímetros de diâmetro, integra o projeto de ampliação do sistema São João – orçado em R$ 87 milhões, visando a melhoria do abastecimento da região.

Para a execução do serviço, serão desligadas as Ebats Ipiranga 1 e Sarandi. Com isso, pode haver falta d’água nos bairros Costa e Silva (parte), Cristo Redentor (parte alta), o das Pedras, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Planalto, Parque Santa Fé, o das Pedras (Jardim Ingá), o da Areia (parte alta), Rubem Berta, Sarandi (Vila o da Mangueira) e Vila Ipiranga.

Zona Leste

O Dmae fará o entroncamento de uma nova rede de abastecimento, com 63 milímetros de diâmetro, com a tubulação já existente na esquina entre as avenidas Cel. Aparício Borges e Estér. O serviço poderá impactar, temporariamente, o abastecimento de parte do bairro Glória.

Zona Sul

Os bairros Vila Nova e Campo Novo poderão ter baixa pressão e falta d’água em razão da desativação de tubulações antigas, com diâmetro 160 a 300 milímetros. Elas serão substituídas por uma nova rede, já implantada, com o objetivo de reduzir os períodos de desabastecimento na região.

Retorno da água – Após paradas mais longas, a água pode apresentar alterações de coloração e gosto. O fenômeno é decorrente do arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas das tubulações. Se o aspecto normal demorar a ser restabelecido, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar no Sistema 156.

*Com a informação PMPA